Descobrindo Il Borro, o tesouro escondido da Toscana (Automóvel Clube)

Tempo de leitura: 2 minutos

Viagem enogastronômica e Degustação de seus vinhos premiados

 Il Borro é um antigo burgo medieval, situado nas colinas da Toscana entre Florença e Siena. Pertencente às dinastias Medici e Savoia, estava abandonado há mais de meio século, quando foi reestruturado e transformado em um espaço de 700 hectares cercado pela natureza e beleza intocada da Toscana. Primeiramente agriturismo, em 2012 passa a integrar a prestigiosa rede hoteleira Relais & Chateaux. Il Borro, porém, é também uma fazenda onde, além da produção de vinho, também se criam vacas de raça Chianina, galinhas e se cultiva uma horta biodinâmica e orgânica.

 A apresentação e degustação de Il Borro, aconteceu no dia 21 de novembro/2019, e propôs ao público belorizontino a descoberta de uma das mais belas vilas italianas e de seus produtos culinários típicos.

Com 45 hectares de vinhedos de uvas Sangiovese, Syrah, Merlot e Cabernet Sauvignon, Il Borro é um território modelo por conta de sua gestão sustentável, métodos utilizados no cultivo dos vinhedos e técnicas aplicadas na adega. As condições únicas do solo e do clima, com invernos amenos, e a ótima exposição dos vinhedos, permitem a criação de grandes vinhos.

Reconhecimentos ao trabalho não tardaram a chegar: a primeira etiqueta produzida, para o ano de 2016, recebeu o prêmio Tre Bicchieri Gambero Rosso e 96 pontos Robert Parker.

Estiveram presentes no evento um representante da empresa Il Borro, e Renato Costa, Presidente da ABS/MG (Associação Brasileira de Sommeliers), que guiaram a degustação de vinhos:

  • Il Borro IGT Toscana Rosso (50% Merlot, 35% Cabernet Sauvignon, 15% Syrah)
  • Polissena IGT Toscana – Sangiovese (100% Sangiovese) – 97 pts. James Suckling, 96 pts. Robert Parker, 94/100 di Veronelli Super Tre Stelle ***, Medaglia Gold The WineHunter
  • Pian di Nova IGT Toscana Rosso (75% Syrah, 25% Sangiovese) – 94 pts James Suckling, 92 pts. Robert Parker
  • Lamelle IGT Toscana – Chardonnay (100% Chardonnay) – 95 pts. James Suckling

Realização

Consolato d’Itália em Belo Horizonte e ABS-MG – Associação Brasileira Sommeliers Minas Gerais

Sobre ABS Minas

A Associação Brasileira de Sommeliers, Secção Minas Gerais, é uma associação sem fins lucrativos, que congrega apreciadores de vinho, cachaça e cervejas artesanais, e que tem por objetivo maior, propagar o conhecimento sobre a arte da degustação, além de atuar fortemente na qualificação de profissionais que atuam em restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos em que este profissional seja necessário.