ABS Minas

Tempo de leitura: 2 minutos

A Associação Brasileira de Sommeliers Secção Minas Gerais uma associação sem fins lucrativos, que congrega apreciadores de vinho e que tem por objetivo maior, propagar o conhecimento sobre a arte de degustação, além de atuar fortemente na qualificação de profissionais que atuam em restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos em que este profissional seja necessário.

Afiliada à ASI – Association International de la Sommellerie, a ABS Minas foi fundada em 2005 por  esforço e empenho pessoal e coletivo de um grupo de dedicados apreciadores do vinho, que à época perceberam o crescimento dos setores da gastronomia e enologia o interesse dos brasileiros pelo vinho, entre os quais o atual presidente Renato Costa eleito em janeiro de 2017.

Hoje, enófilos, iniciantes e profissionais do ramo do vinho, da cerveja e da cachaça encontram na ABS Minas os meios necessários para se manterem atualizados e capacitados, tanto para o prazer de apreciar a bebida como para incrementar a atividade profissional.

A ABS Minas disponibiliza diversas opções de atividades para enófilos e cursos para profissionais aperfeiçoarem seus conhecimentos.  O curso para sommeliers profissionais é considerado entre os melhores e mais completos do país. Ainda a associação tem a disposição da população em geral cursos de degustações temáticas, que dão ampla visão do mundo vinícola e visitas didáticas em vinícolas nacionais.

Através desses cursos e eventos especiais que realiza, a ABS Minas vem nessa nova fase contribuindo para a divulgação de informações sobre as principais bebidas e promovendo a confraternização de seus participantes.

Para incrementar suas atividades, a ABS Minas recebe com regularidade a visita de renomados enólogos, proprietários de vinícolas e personalidades do mundo do vinho, que complementam o contínuo aprendizado oferecido aos enófilos e profissionais do vinho mineiro.

Com o crescente e exigente mercado do vinho, o profissional Sommelier está em alta, a ABS Minas considera muito importante que os restaurantes tenham profissionais capacitados para atender consumidores cada vez mais exigentes.

O Sommelier é responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda, organização da adega, elaboração da carta de vinhos e pela prova do vinho antes que seja servido ao cliente. Na prática, o Sommelier quando está atuando em restaurantes tem uma grande responsabilidade porque cabe a este profissional proporcionar momentos especiais aos clientes dos estabelecimentos.

Cabe a ele cuidar com muito profissionalismo e sem erros da harmonização entre a comida escolhida e  vinho. A responsabilidade do profissional Sommelier é tamanha que, em muitos restaurantes eles atuam, em conjunto com os chef’s de cozinha para que cardápio e carta de vinho estejam em harmonia.