Organização Internacional da Vinha e do Vinho estimativa aumento da produção mundial em 2020

Estimativa é que produção mundial aumente 1% em relação a 2019

A quantidade total estimada de vinho produzido em 2020 será de 258 milhões de hectolitros, cerca de 1% a mais do que o valor registrado no ano passado, segundo projeções da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Depois da safra abundante de 2018, a produção mundial de vinho permanece abaixo da média pelo segundo ano consecutivo.

Houve crescimento na União Europeia, com uma produção total estimada de 159 milhões de hl de vinho, ou seja, 5% maior do que em 2019, mas ainda abaixo da média. Embora as condições climáticas na Europa fossem favoráveis em 2020, a pandemia do coronavírus levou vários países produtores a limitar sua produção anual para evitar o excesso. A França está a caminho de produzir 43,9 milhões de hectolitros este ano, enquanto a Itália deve produzir 47,2 milhões de hectolitros e a Espanha deverá produzir 37,5 milhões de hectolitros.

As estimativas nos Estados Unidos indicam um volume similar a 2019, de cerca de 24,7 milhões de hl (aumento de 0,3%). Na América do Sul, estima-se que a produção anual da Argentina caia 17% este ano, para 10,8 milhões de hl, enquanto o Chile deve experimentar uma queda de 13% na produção, para 10,3 milhões de hectolitros, devido às condições climáticas adversas.

Na África do Sul, a produção deve voltar ao nível normal este ano, com 10,4 milhões de hl. A safra de 2020 da Austrália deve cair 11% para 10,6 milhões de hl devido aos incêndios florestais que o país experimentou no início do ano, enquanto a Nova Zelândia terá safra abundante, aumentando sua produção anual em 11% para 3,3 milhões de hl.

Fonte: Revista Adega

About ABS Minas

A Associação Brasileira de Sommeliers, Secção Minas Gerais, é uma associação sem fins lucrativos, que congrega apreciadores de vinho, cachaça e cervejas artesanais, e que tem por objetivo maior, propagar o conhecimento sobre a arte da degustação, além de atuar fortemente na qualificação de profissionais que atuam em restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos em que este profissional seja necessário.

Deixe um comentário