Curso de Sommelier em Vinho

O (a) sommelier é, sobretudo a pessoa a serviço de seus clientes. É responsável por servir o vinho, entre outras bebidas, em suas melhores condições. Este profissional é ainda responsável pelas compras e estocagem de bebidas, pela boa gestão dos custos e o gerenciamento da equipe de profissionais sob sua responsabilidade.

O curso é de formação profissional para atender a demanda do mercado de trabalho que tem exigido cada vez mais uma mão de obra especializada para os segmentos de hotelaria, turismo e eventos gastronômicos.

A profissão de Sommelier foi regulamentada no Brasil, como atividade ocupacional na área da hotelaria por meio da lei 12.467 de 26 de agosto de 2011.

Curso de Sommelier em Vinho

O Sommelier do século XXI tem que ter o conhecimento sobre vinho.
É um profissional que desempenha suas funções em restaurantes, bares e lojas com a responsabilidade de tudo que envolva ou esteja indiretamente ligado a bebidas, desde compra e recebimento das mercadorias até a elaboração da carta. É conhecido como “o maitrê das bebidas e dos charutos”. Ou seja o Sommelier deve conhecer, muito bem todas as áreas, para poder orientar seu cliente sobre todo tipo de bebida, desde água, café, chás e muito especialmente bebidas alcoólicas em geral.

A situação profissional do Sommelier é necessária em variados segmentos: lojas de bebidas e supermercados de vários portes, vinícolas e importadoras, bares, restaurantes, hotéis e instituições de ensino de hospitalidade. Entretanto, por conta da importância e da pluralidade do setor de bebidas, é preciso que esse profissional se desenvolva constantemente para adquirir conhecimentos que extrapolem as fronteiras do vinho.

O curso da ABS Minas para profissionais do vinho é reconhecido no mercado e é de grande valor para quem deseja se aperfeiçoar e qualificar profissionalmente.

Curso de Sommelier de Cervejas

O curso de formação profissional Sommelier de Cervejas visa capacitar o participante em temas variados relacionados ao universo cervejeiro tanto para atuar como sommelier profissional como consultor nos mais diversos segmentos do mercado, incluindo lojas, bares, restaurantes, distribuidores, importadoras e cervejarias. O profissional estará apto a:

  • analisar tecnicamente diferentes estilos de cerveja;
  • sugerir as cervejas adequadas para cada tipo de consumidor contribuindo para o consumo consciente, responsável e prazeroso do cliente;
  • sugerir harmonizações adequadas aos diferentes tipos de gastronomia;
  • elaborar cartas de cervejas destinadas a diversos perfis de pontos de venda;
  • promover eventos de degustação e harmonização aos mais diversos públicos consumidores;
  • servir o cliente de acordo com as diretrizes comportamentais e técnicas recomendadas para satisfazê-lo da melhor maneira possível;
  • utilizar conceitos e estratégias de marketing e mercado para fomentar as vendas e a difusão da cultura cervejeira no local de trabalho.

De modo geral o curso tem como objetivo dar ao aluno uma visão real e abrangente da profissão, além de propiciar eficiente e intensivo treinamento prático em tudo o que diz respeito à atuação do sommelier de cervejas nos diferentes locais em que exerça sua atividade.

Curso de Sommelier de Cachaça

O curso de formação profissional Sommelier de Cachaça oferece um mergulho no mundo dessa bebida por meio de conhecimentos sobre a história, o mercado e sua produção. São feitas análise sensorial, degustação e harmonização de cachaças. As  abordagens práticas, permite ao participante saber diferenciar e identificar a qualidade da cachaça ao ser degustada.

Tem por objetivo a formação de especialistas em cachaça oferecendo o curso de Introdução à Análise Sensorial, Degustação e Harmonização de Cachaças, e abordagem prática dn degustação de diferentes cachaças.

O Curso foca tanto a formação de profissionais do mercado quanto na qualificação do conhecimento do apreciadores.

O desafio é capacitar profissionais de mercado – garçons, maitres, bartenders e até mesmo gerentes e proprietários de estabelecimentos, recomendar com convicção a cachaça adequada ao cliente e transmitir segurança no detalhamento das características de cada cachaça que integram sua carta.

A combinação harmônica da cachaça com pratos típicos da culinária brasileira ou internacional tem por fundamento os princípios básicos de harmonização gastronômica.