Uma nova parceria ABS Minas x Mineiraria

A ABS Minas Parceira da Mineiraria
por Nella Cerino

A gastronomia de Minas Gerais, que é referência em todo o Brasil e até em outros países, mora na Mineiraria, a casa da “Gastronomia Mineira”.
O espaço cultural destinado à promoção do segmento funciona em uma casa tombada no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, no bairro Santo Agostinho e a ideia é promover os produtos da culinária mineira, além de oficinas, eventos e intercâmbio entre chefs de todo o país.
A casa faz parte do programa +Gastronomia, lançado em maio do ano passado pelo governo do estado em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS), a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas (CODEMIG) e outras entidades públicas e privadas. O programa visa incentivar, fomentar e valorizar toda a cadeia envolvida na produção: desde a agricultura familiar até o comércio.
Apreciada por suas cores, sabores e aromas marcantes, a culinária mineira tem forte potencial para atrair novos negócios, empregos e turistas para o estado. Os ingredientes não faltam. Receitas preparadas de formas simples, como é o caso do pão de queijo e do queijo de minas que são conhecidos como “patrimônio cultural” de Minas Gerais.

A gastronomia mineira em números*:
Eventos gastronômicos anuais: 154
Roteiros estruturados nas regiões turísticas: 19
Cursos em funcionamento de nível tecnológico: 16
Produtores de queijo de minas artesanal: 254
Produtores de cachaça: 509
Marcas de cachaça: 1.020
Agricultores familiares: 390 mil
Negócios no setor de alimentação fora do lar: 105,6 mil
Participação das indústrias de alimentos e bebidas no PIB mineiro: 20%
Participação nas exportações do estado: 29%
*Fonte: Governo, Ministérios e Entidades do setor

Por que a Mineraria solicitou a participação da ABS Minas?
A Associação Brasileira de Sommeliers é associada a ASI – Association de la Sommellerie Internationale e a AIS – Associazione Italiana di Sommeliers e é reconhecido internacionalmente que as duas associações possuem o melhor programa educacional do mundo.
Os Sommeliers AIS são especialmente solicitados em todos os restaurantes internacionais de qualidade e onde quer que seja necessária uma grande especialização na comunicação de vinho, comida e vinho. Os sommeliers ABS dos vários estados do Brasil são formados com os mesmos modelos de programas didáticos e educacionais.
Em sua nova fase e com sua nova gestão, presidida pelo renomado sommelier e consultor enológico Renato Costa, a ABS Minas segue no mesmo caminho.
A Mineraria hoje é um casamento indiscutível entre comida, vinho e artesanato, a ABS foi reconhecida como o parceiro mais adequado em Minas para representar a cultura das bebidas e do vinho nesta realidade de valorização da singularidade mineira – sejam eles artes ou biodiversidade – mais importante no mundo.
A ABS Minas foi chamada a desempenhar o papel principal para a coordenação das atividades de apresentação das bebidas de Minas, dentro desta importante iniciativa carro chefe do Feito em Minas Gerais.